TESTE DA ORELHINHA

sábado, 18 de janeiro de 2014

10 protetores solares em spray reprovados no Brasil

Fator de proteção solar presente em filtros é menor que o índice do rótulo. Análise foi feita pela organização Proteste; associação contesta resultado

Análise feita com dez marcas de protetor solar em spray vendidas no Brasil pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) apontou que todas são vendidas com fator de proteção solar (FPS) menor que o informado no rótulo.

Dos produtos testados, o que mais se aproximou do índice de FPS 30, conforme prometido pela marca, foi o protetor Sport, da marca Cenoura & Bronze, que possuía valor 22,8. Na contramão, o produto Ultra Defense Protetor Contínuo, da empresa Banana Boat, apresentou o menor índice de proteção: 13,1.

Foram testados ainda protetores em spray das marcas Coppertone, Sundown, Solar Australian Gold, L’Oréal, O Boticário, Natura, Nivea Sun e Red Apple.

Segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, o resultado é preocupante. “O consumidor acha que está se protegendo. A Proteste considera que os produtos não são minimamente aceitáveis. Se não atinge o objetivo de proteção, então tem que mudar o rótulo”, explica.

O valor do FPS indica o tempo de exposição à radiação ultravioleta necessário para produzir vermelhidão na pele protegida pelo filtro solar. Por exemplo, se a pessoa usar o FPS 30, ela vai demorar 30 vezes mais para queimar a pele. Além desse índice, a Proteste verificou ainda o índice de proteção UVA, a resistência do produto à água e à radiação.

Os testes foram realizados com 30 mulheres, que experimentaram os produtos e deram sua opinião sobre a facilidade de absorção, textura, aroma, e se deixavam a pele pegajosa.

Confira, abaixo, o fator de proteção solar encontrado pelos testes da Proteste nos produtos. Todos indicavam em suas embalagens terem FPS 30.

- Cenoura e Bronze - FPS encontrado: 22,8

- Red Apple - FPS encontrado: 21,2

- Sundown - FPS encontrado: 18,2

- Natura - FPS encontrado: 17,5

- O Boticário - FPS encontrado: 17,1

- Australian Gold - FPS encontrado: 15,9

- Nívea Sun - FPS encontrado: 15,3

- L´Oréal - FPS encontrado: 15,2

- Coppertone - FPS encontrado: 14

- Banana Boat - FPS encontrado: 13,1

Problemas

O filtro solar que obteve a pior avaliação geral foi o Plus Gel, da Solar Australian Gold. Segundo a Proteste, além de ele não proteger dos raios ultravioleta de maneira eficaz, foram encontradas embalagens com data de validade vencida e com rótulos explicativos que continham traduções erradas do inglês para o português.

Segundo Maria Inês Dolci, em um dos lotes analisados, o texto do rótulo em inglês indicava que o produto vencia em março de 2014. Mas, no mesmo produto, a tradução em português estendia a validade para abril de 2016. “Na verdade, o que aconteceu é que eles cometeram uma fraude, porque adulteraram o prazo de validade. Se você usa um produto com data de validade vencida, ele não vai funcionar”, disse.

A organização divulgou que tomará providências junto ao Ministério Público do Espírito Santo e de São Paulo, Procons dos dois Estados e a Agência Nacional de Vigilância Sanitártia (Anvisa) após constatar o que considera ser crime nas relações de consumo.

Procurada pelo G1, a empresa Frajo Internacional de Cosméticos, distribuidora da marca Australian Gold no Brasil, disse que “preza pela segurança de seus consumidores e qualidade dos produtos que distribui” e afirmou também que “atende todas as normas legais aplicáveis, não sendo responsável pelo fato”. A empresa informou que apura a situação.



Cassação dos produtos

A Proteste divulgou ainda que os resultados do teste foram enviados à Anvisa. A organização pediu ao órgão federal a cassação do registro dos produtos fator 30 que foram analisados, “para que sejam reclassificados corretamente, obrigando a indústria a adequar a informação de seus rótulos ao efetivo FPS”. Além disso, a associação pede que os produtos sejam retirados do mercado até que passem por esse ajuste.

Empresas discordam de resultados

Por meio de nota, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) contestou o trabalho da Proteste, considerando-o “sensacionalista”.

“Repudiamos as declarações prestadas pela Proteste em sua publicação, que declara 100% dos produtos avaliados como reprovados, enfatizando que os produtos testados são de empresas idôneas, comprometidas com a qualidade e eficácia de seus produtos (...) e que coloca em descrédito à população os serviços prestados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária", disse a associação.

Nivea afirmou, em nota, que discorda dos resultados obtidos pela Proteste e que não teve acesso ao estudo na íntegra, por isso não foi possível "mensurar, em profundidade, detalhes sobre a metodologia e resultado do mesmo". A empresa disse, ainda, que os produtos são desenvolvidos "sob os mais rígidos protocolos globais de qualidade e segurança".

Natura disse que possui laudos comprobatórios emitidos por três laboratórios independentes que atestam a declaração do FPS 30 no produto testado pela Proteste. A empresa discorda dos resultados apresentados pela Proteste e acrescenta que os protetores solares da marca são avaliados lote a lote pela própria empresa.

Red Apple afirmou que, por não concordar com os resultados obtidos pela Proteste, enviou uma amostra do produto para o laboratório Allergisa, instituição reconhecida pela Anvisa, para um novo teste. Os resultados, segundo a empresa, mostraram que o FPS do produto é de 30,8.

Cenoura & Bronze também não reconhece os resultados da Proteste por não ter acesso a "estudos completos que respaldem as conclusões apresentadas pela associação". A empresa acrescenta que realiza testes periódicos em laboratórios reconhecidos pela Anvisa que comprovam sua eficácia.

O laboratório MSD, detentor da Coppertone, afirmou que "todos os produtos da marca passam por uma rigorosa avaliação de segurança, eficácia e performance, realizada por dermatologistas e cientistas independentes, que atendem a todos os requisitos estabelecidos pela Anvisa".

O Grupo Boticário afirmou que o produto avaliado pela Proteste esá dentro dos padrões exigidos. Segundo a empresa, foram realizados estudos in vitro e clínicos que comprovam a eficácia descrita na rotulagem.

Johnson & Johnson, detentora da marca Sundown, afirmou que o FPS informado nos rótulos dos produtos é comprovado por testes e estudos realizados por órgãos externos, aprovados pela Anvisa, "atendendo e excedendo as exigências legais".

A Banana Boat disse que "cumpre rigorosamente todas as normas de certificação da Anvisa" e que garante a qualidade, a segurança e a eficácia do produto analisado pela Proteste.

L'Oréal afirmou que as informações contidas em suas embalagens foram comprovadas em testes validados pela Anvisa e que realizou testes comprobatórios do mesmo lote avaliado pela Proteste e "tem como comprovar o fator de proteção solar declarado na embalagem".
(Informações do programa Bem Estar/G1)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PROTEÇÃO SOLAR IDEAL NÃO É POSSÍVEL APENAS COM BLOQUEADORES Juliana Conte

Com os índices de radiação ultravioleta (UV) chegando a níveis altos neste verão, dermatologistas alertam a população em relação aos cuidados com o sol. Desde o início de janeiro, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o índice ultravioleta em São Paulo está atingindo picos de 13 a 15, numa escala que vai até 18. A radiação ultravioleta é aquela de maior efeito biológico e a causadora da maior parte dos danos decorrentes do sol, como queimaduras, envelhecimento da pele e até câncer de pele.
De acordo com o último Consenso de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia, quando o índice UV atinge níveis elevados, há necessidade de proteção intensa, com auxílio de chapéu, óculos escuros e roupa que proteja os braços, além do bloqueador solar fator 30.
O dermatologista Marcus Maia, Coordenador do Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele e professor de Dermatologia da Santa Casa de SP, ressalta que não se pode jogar toda responsabilidade de fotoproteção somente nos bloqueadores solares. “Infelizmente, as pessoas não passam de maneira correta e não reaplicam a cada duas horas. Proteção solar é um conjunto de atitudes”.
Para depender somente da ação dos protetores, o indivíduo teria que passar 40 ml (um terço do frasco) no corpo inteiro 15 minutos antes de se expor ao sol. “Ninguém faz isso, claro. Porque aí você passa nos filhos, maridos e o frasco acaba em um dia. A solução, portanto, é que o indivíduo entenda que é preciso aliar bloqueador, roupas, óculos e chapéu se quiser realmente se proteger”, explica Maia.
Para ficar mais simples, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou a regra da colher de chá. A dica é passar no rosto, braços e pescoço o equivalente a uma colher de chá de protetor. Já nas pernas e coxas, duas. Lembre-se que é necessário executar este mesmo procedimento a cada duas horas.
Acúmulo de radiação
É importante começar a se cuidar desde cedo, principalmente aqueles que possuem pele e olhos claros, além de sardas no rosto, pois a radiação solar tem um efeito cumulativo na pele. Portanto, aquele sol sem proteção que você tomou desde a infância pode começar a dar problema na faixa dos 40 anos, causando envelhecimento precoce da pele e até câncer. Perceba como debaixo das axilas, que não ficam expostas diariamente ao sol, a pele é muito mais macia do que no restante do corpo.
“A radiação solar tem capacidade de deslocar elétrons, então ela mexe com as propriedades celulares. No momento em que o sol bate no DNA da célula, ela forma um chamado DNA ultravioleta (UV), que não é bom. O corpo possui uma enzima que anula esse DNA UV fazendo com que ele volte ao normal. Acontece que quando há muito radiação solar, nem sempre eles são recuperados. Sempre sobra algum DNA alterado. Esse acúmulo de DNA alterado gera células modificadas, o que aumenta a possibilidade de surgir câncer na pele”, explica o médico.
Diferenças entre UVA e UVB
O raio UVA consegue ultrapassar a camada de ozônio durante todo dia e penetrar profundamente na pele, sendo o principal responsável pelo bronzeamento, mas também pelo seu envelhecimento. Além disso, predispõe, com o passar do tempo, ao surgimento de câncer.
Já os raios UVB só passam quando estão perpendiculares à camada de ozônio, o que acontece por volta das 10 horas. São esses os raios responsáveis pelas queimaduras solares e, assim como o UVA, por alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.
Como escolher o protetor solar correto
Diferentemente dos outros tipos de cânceres, é possível fazer prevenção primária do câncer da pele. O fator de proteção solar (FPS) é a principal medida de eficácia de um protetor, pois ele quantifica o quanto o produto é capaz de ampliar a proteção. Um protetor de FPS 30, por exemplo, permite que o usuário se exponha ao sol por um tempo 30 vezes maior antes de começar a sofrer os efeitos nocivos do sol.
Diante da grande oferta de cosméticos, a dermatologista Flávia Ravelli explica o que os protetores devem obrigatoriamente oferecer. “Quando for comprar, analise se o produto oferece proteção UVA e UVB. Se for entrar na água ou na piscina, deve ser resistente à água. No mínimo, o fator de proteção deve ser 30. Para pele oleosa e com tendência a ter acne, procure protetores formulados à base de gel, gel creme ou fluido”.
É preciso cuidado em relação aos sprays, pois com eles não é possível quantificar a regra da colher de chá. “Por isso, aplique de maneira generosa e espalhe bem. No rosto, procure passar uma solução em creme, não spray”, orienta a médica.
Crianças com menos de seis meses de idade não devem usar protetor. Se precisar sair com o bebê em dias quentes, proteja-o com um guarda-chuva e pano de algodão. “A partir do primeiro ano de vida a criança já pode usar uma versão específica de bloqueador, sem química, para não causar reações alérgicas”, explica Flávia.

Monte a granola ideal para você

Você já ouviu falar da granola personalizada?
Funciona assim: a embalagem tem 500g e a base é orgânica e tem duas opções, sem glúten ou sem glúten com açaí. Você pode conferir todos os ingredientes que compõem a base para decidir. Aí, você coloca um nome para o seu mix e, depois, é hora de definir os 150g de ingredientes para misturar, que são divididos em porções de 10g cada. As opções são: uva passa orgânica, flocos de amaranto, castanha do Pará orgânica, castanha de cajú orgânica, farinha de linhaça e nozes pecan. É possível adicionar todos ou selecionar os seus preferidos.
No final do processo, há a identificação de tudo o que foi pedido para que o cliente confirme ou volte e modifique.
Se você estiver indeciso, vá até a opção “Granolas mais vendidas” e veja as que foram montadas por outra pessoa ou as últimas criadas pelos usuários.
Para saber mais e montar a sua granola, clique aqui. 
Outra opção é a My Mix, que tem 15 opções de base e mais 23 opções de complementos, das quais vale escolher até 15. O produto final também tem 500g.
Além dos personalizados, quem preferir pode comprar o mix de cereais já pronto. Clique aqui e veja como funciona.
Quem gosta de barrinhas de cereais, pode optar pela Mix My Bar. Além das barrinhas prontas, dá para criar a sua própria receita. Para isso, são 5 etapas: a escolha do adoçante, das castanhas, das frutas e das sementes e, por último, a quantidade.
O pedido mínimo é de uma caixa com 10 unidades.
Gostou? Clique aqui e saiba mais.
A granola é rica em fibras, pode ajudar no processo de emagrecimento e ainda colabora para manter o funcionamento do intestino.  Mas, engana-se quem pens que ela não é calórica! Uma porção de 100g de granola pode ter mais de 400 calorias. Existem opções mais calóricas, com mel e chocolate. Se a proposta é perda de peso, prefira as com ingredientes mais naturais.
Como cada um tem um metabolismo, para qualquer dúvida em relação à sua dieta, consulte um nutricionista e faça o acompanhamento.
Clique aqui e confira mais dicas de alimentos que, se consumidos em excesso, se transformam em verdadeiros vilões da dieta.
Leia também

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Aprenda exercícios em casa para fortalecer a lombar!

Um mantra muito especial - Debora Ganc

Em dezembro, assisti a uma fala de Sua Santidade, o DALAI LAMA**. Ao final da palestra, ele abriu para perguntas. Qual não foi a minha surpresa quando uma moça da plateia se levantou e perguntou o verdadeiro significado do mantra OM MANI PADME HUM.
Compartilho a resposta do DALAI LAMA.
“Repetir um mantra ou rezar repetindo o som sem entender o significado das palavras não ajuda muito. Principalmente com o mantra da compaixão OM MANI PADME HUM.
Para compreender esse mantra precisamos entender toda a filosofia budista. O enfoque desta filosofia é nos ensinar a utilizar a inteligência humana no seu grau máximo para, desta forma, conseguir transformar as nossas emoções.
Nas outras tradições e na maioria das religiões tenta-se conseguir isso através das orações, rezando para Deus, para o criador.
Também é uma técnica maravilhosa e muito poderosa.
Todas as grandes tradições trazem a mesma mensagem ou a mesma prática. É a prática do amor e da compaixão, do perdão, da auto disciplina exatamente igual ao budismo.
Mas, a maioria das religiões ensina que a oração é o mais importante.
Os budistas seguem as declarações de Buda que disse:
“Você é seu próprio dono, chefe, amo e senhor. Seu futuro depende totalmente de você mesmo.”
Estudar é muito importante, o conhecimento é muito importante, mas para se chegar a utilizar a inteligência humana na sua totalidade devemos conhecer a função mental, o sistema mental.
O Dalai Lama continuou:
Você deve prestar mais atenção e estudar a filosofia budista e, então, com maior entendimento de toda a filosofia, com o conhecimento completo, com propósito e com motivação sincera, só então, a recitação de mantras será verdadeiramente útil.”
Continua na semana que vem.
* mantra
(sânscrito mantra, pensamento)
substantivo masculino
[Filosofia, Religião] No hinduísmo e no budismo, fórmula (palavra ou expressão) que se pronuncia repetidamente e que visa alcançar um estado de relaxamento, contemplação e meditação.
** O DALAI LAMA é o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do budismo tibetano, tratando-se de um monge e lama, reconhecido por todas as escolas do budismo tibetano.
 Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística.

Algumas plantas podem purificar o ar da sua casa

Você sabia que existem plantas que podem garantir ar puro dentro de casa? Elas são fáceis de encontrar em qualquer lugar do Brasil e são mais fáceis ainda de cuidar. São elas: palmeira-areca, espada-de-são-jorge e dama do lago, também conhecida como jiboia.
Essas plantas transformam o dióxido de carbono, um poderoso poluente, em oxigênio e também eliminam do ar as substâncias químicas dos produtos que a gente usa em casa, como por exemplo, detergente.
Você vai precisar de pelo menos quatro unidades de cada planta para produzir os efeitos dentro da sua casa. Os médicos dizem que quem cultiva essas plantas reduz a irritação dos olhos, problemas respiratórios, dores de cabeça e asma.
Então anote aí as plantas que produzem ar puro dentro de casa: palmeira-areca, espada-de-são-jorge e dama do lago, também conhecida como jiboia.
Se preferir, ouça aqui.

NUTRIÇÃO! Que tal um detox?


O ano de 2013 ficou para trás, a comilança das festas de final de ano também, janeiro está quase indo embora Com certeza, muita gente fez mil e uma promessas ou estabeleceu metas para melhorar a saúde e o bem estar em 2014. Que tal começar desintoxicando o organismo? 
O primeiro passo é consumir muito líquido para hidratar e auxiliar na eliminação das toxinas através da urina. Depois, inclua alimentos saudáveis no cardápio, como hortaliças e frutas, de preferência orgânicas, e também brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, mostarda, nabo e rabanete, castanha do Brasil, farinha de banana verde, gengibre e semente de abóbora. “Outra dica é substituir o leite e seus derivados por bebidas vegetais à base de arroz, amêndoas e quinua. Prefira os grãos sem glúten, como, por exemplo, o arroz integral, a quinua e o amaranto”, explica Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde.
Com a eliminação de toxinas, você melhora o metabolismo corporal e consequentemente a saúde e beleza da pele.
Confira algumas receitas indicadas pela nutricionista:
Smoothie Verde
Ingredientes: 2 folhas de couve, 1 xícara de chá de uvas roxas sem semente, 1 pera descascada e sem sementes, 1 colher de sobremesa de chia, 120 ml de água e 4 cubos de gelo.
Bata tudo no liquidificador até ficar cremoso e sirva na hora.
A receita rende, em média, 2 copos de 200 ml.
Suco de uva com farinha de banana-verde
Ingredientes: 100 ml de suco de uva integral, 1 polpa de clorofila, 1 colher de sopa de farinha de banana-verde, 1 colher de sobremesa de semente de chia.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.
Quer mais?
Clique aqui e anote mais uma receita de suco detox e outro anticelulite.

domingo, 12 de janeiro de 2014

20 EXERCÍCIOS PARA A REFORMA ÍNTIMA:





1 - Executar alegremente as próprias obrigações.
2 - Silenciar diante da ofensa.
3 - Esquecer o favor prestado.
4 - Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.
5 - Emudecer a nossa agressividade.
6 - Não condenar as opiniões que divergem da nossa
7 - Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.
8 - Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume.
9 - Treinar a paciência constante.
10 - Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores.
11 - Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.
12 - Desculpar sem desculpar-se.
13 - Não dizer mal de ninguém.
14 - Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.
15 - Alegrar-se com a alegria dos outros.
16 - Não aborrecer quem trabalha.
17 - Ajudar espontaneamente.
18 - Respeitar o serviço alheio.
19 - Reduzir os problemas particulares.
20 - Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.

O aprendiz da experiência terrena que quiser e puder aplicar-se, pelo menos, a alguns dos vinte exercícios aqui propostos, certamente receberá do Divino Mestre, em plena escola da vida, as mais distintas notas no curso da Caridade.

-Chico Xavier/Scheilla