TESTE DA ORELHINHA

domingo, 23 de fevereiro de 2014

CAUSAS DA LABIRINTITE! SAIBA QUAIS SÃO ELAS!

Labirinto significa ouvido interno, que é dotado de duas funções: a audição e o auxílio ao equilíbrio. Popularmente, a palavra labirintite, refere-se a um quadro de tontura, portanto, a uma disfunção da parte do labirinto relacionada ao equilíbrio, cujo nome correto é aparelho vestibular.

Quando existe uma doença do aparelho vestibular ou, popularmente, uma labirintite, o sintoma mais importante é a tontura, quase sempre com características rotatórias (parece que tudo está rodando ou que o corpo está girando), acompanhada por náuseas e vômitos. Muito frequentemente, por ser uma disfunção do labirinto, o aparelho auditivo pode estar envolvido, ocasionando a presença de zumbido e perda auditiva.

Segundo o otorrino Prof. Dr. Oswaldo Laércio Mendonça Cruz, várias são as causas de alteração da função desse sistema. Existem as doenças próprias do labirinto e as doenças externas que interferem na função labiríntica, à semelhança das doenças que podem causar perda auditiva.

• Dentre as doenças do aparelho vestibular mais frequentes pode-se citar a hidropisia vestibular, conhecida como doença de Ménière.

• As alterações metabólicas que mais frequentemente causam disfunção do aparelho vestibular labiríntico são os distúrbios do metabolismo do açúcar. Tanto a hiperglicemia do diabetes quanto a hipoglicemia podem interferir no metabolismo energético das células labirínticas e causar tonturas.

• As alterações circulatórias labirínticas também são frequentemente causadoras de tonturas. Essas modificações da circulação labiríntica podem ser causadas por hipertensão arterial, diabetes, aumento do colesterol e arteriosclerose.

• Outra causa são as alterações da coluna cervical que podem diminuir o fluxo de sangue intralabiríntico quando envolvem as artérias vertebrais.

• O estresse físico, emocional e a chamada síndrome do pânico são causas frequentes de tontura que costumam ser confundidas com labirintite, assim como quadros neurológicos que acometem as vias vestibulares dentro do sistema nervoso central. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário