Olhos lacrimejando, nariz escorrendo, ataques de espirro,congestão nasal, coriza, se você tem todos esses sintomas, ou algum deles, pode fazer parte de quase um quarto da população que sofre com a rinite alérgica.
A rinite é uma resposta do organismo a alguma substância nociva que respiramos, como por exemplo, o pó. Se você sofre com esse probleminha, descubra aqui como tratar a rinite alérgica com algumas dicas e soluções naturais.
Tipos e possíveis causas da rinite alérgica
Existem vários tipos de rinite alérgica, desde os casos mais leves como um incômodo, devido a fatores sazonais, e até os casos mais graves, de asma ou insuficiência respiratória.
A rinite aguda, por exemplo, é a forma que aparece com mais freqüência entre as pessoas, ela é de origem viral e normalmente vem acompanhada pelo frio.
A rinite crônica depende de outras condições patológicas, como por exemplo, adenoides, desvio do septo e sinusite.
Já a rinite alérgica é um processo inflamatório que se manifesta por uma crise recorrente de espirros, perda do olfato, coriza, congestão nasal e olhos vermelhos e lacrimejantes.
Uma das causas bastante comum da rinite é o resfriado, o frio nos faz produzir mais muco e, portanto, engrossar as passagens nasais. Além do frio, a rinite também é causada por alergias e más condições ambientais.
Soluções naturais para a rinite alérgica
A alimentação, os suplementos vitamínicos, as ervas, a homeopatiae também a acupuntura podem ser excelentes aliados naturais para uma grande melhora nas crises de rinite alérgica. Veja aqui como melhorar essas crises com soluções naturais:
- Beber bastante água todos os dias ajuda o corpo a eliminar os germes e bactérias. A água pode agir como um limpador natural do corpo e também mantém o muco mais líquido e menos denso, de modo que ele pode ser expelido mais facilmente.
- Reduzir o consumo de alimentos lácteos, além de comer muita fruta e vegetais frescos, pode diminuir consideravelmente a produção de muco, evitando assim, a congestão nasal, o nariz escorrendo e osataques de espirro.
- A acupuntura tem um efeito extremamente benéfico sobre ossintomas da rinite. O importante é encontrar um acupunturista qualificado capaz de lidar com o congestionamento e excesso demuco associado à rinite.
- A vitamina C é considerada um dos anti-histamínicos naturais. Ela ajuda o nosso corpo a liberar a histamina, uma proteína que é produzida pelo corpo quando ele está em contato com algumalérgeno.
- O tomilho também faz parte do grupo de anti-histamínicos naturais, além disso, ele contém propriedades antissépticas. As frutas cítricas, a cenoura, o couve-flor e o espinafre também fazem parte de grupo de anti-histamínicos naturais.
- Já o mel é considerado uma espécie de prevenção contra as alergias, consumi-lo regularmente reduzirá consideravelmente asreações alérgicas.
- O gengibre é outra solução natural muito conhecida e usada, ele contém anti-inflamatório natural, por isso, é capaz de dissolver o muco das vias nasais, liberando os brônquios e facilitando, assim, a respiração.
- Se você gosta de comida japonesa, vai adorar saber que a raiz forte, ou como é conhecida, wasabi, é rica em flavonoides. Os flavonoides são um grupo de pigmentos encontrados em plantas, cheios de propriedades para o corpo, e um remédio natural supereficaz contra as alergias. Além do wasabi, você pode encontrar os flavonoides em outros alimentos, como cebola, salsa, brócolis e alface.
Existe uma extensa lista de alimentos ricos em anti-histamínicos, esses são apenas alguns deles, mais vale a dica, consultar um médico é sempre importante para saber qual exatamente é a causa da suaalergia, quais alimentos consumir ou evitar e qual o tratamento mais adequado a você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário